Novidades e Utilidades

27/06/2014

Plasmar na Mídia: Projeto TECNOVA RS para a Plasmar Tecnologia: DLC de baixo custo

Foi aprovado o projeto de pesquisa e desenvolvimento apresentado pela Plasmar Tecnologia, empresa associada a nosso Instituto Nacional de Engenharia de Superfícies, no Tecnova RS, programa de apoio à inovação de micro e pequenas empresas do Rio Grande do Sul. A aprovação ocorreu por meio de uma seleção pública, baseada no edital FAPERGS 16/2013, que envolveu cinco etapas de análise e avaliação.

Por meio da realização do projeto, a Plasmar Tecnologia visa conseguir a popularização do uso de revestimentos de carbono tipo diamante (DLC) na indústria metal-mecânica e automobilística nacional. Para isso, a empresa vai desenvolver um reator a plasma de deposição de DLC com uma tecnologia inovadora em escala mundial que permitirá desenvolver e, posteriormente, comercializar diversos tipos revestimentos DLC de baixo custo para aplicação em autopeças, ferramentas de corte, moldes e matrizes.

Tendo acesso a esses revestimentos, as indústrias impactadas poderão melhorar sua competitividade ao aumentar significativamente a vida útil de suas peças. No caso das autopeças, o benefício será também de ordem ambiental, já que os revestimentos de DLC aplicados em componentes de motores reduzem significativamente o coeficiente de atrito, resultando em redução do consumo de gasolina e das emissões de CO2 por quilômetro rodado.

O projeto será financiado com recursos não reembolsáveis (subvenção econômica) provenientes, principalmente, da FINEP e da FAPERGS (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul), além de recursos da Plasmar Tecnologia, na forma de contrapartida.

Inovar-Auto

Os revestimentos que a Plasmar Tecnologia desenvolverá neste projeto devem ajudar as empresas montadoras a cumprir com as exigências do programa Inovar-Auto, do governo federal, para ter acesso aos benefícios tributários previstos. O Inovar-Auto estabelece como uma de suas metas principais o aumento da eficiência energética para automóveis e veículos comerciais leves movidos a gasolina e/ou etanol.

(...)

Notícia na íntegra:

http://engenhariadesuperficies.com.br/noticias.asp?idNoticia=436

 

 

 

 

« Voltar


Planta de produção
e Administração

(54) 3536-0090
(54) 3536-0091


Centro de P&D
(54) 3218-2732